Pinhal sedia seminário sobre agroindústrias
19/06/2018 08:12 em EMPRESARIAL

Oportunizando um espaço para fomento da cadeia produtiva das agroindústrias, a Emater/RS-Ascar, Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau) e a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) estão promovendo o 1º Seminário Regional de Agroindústrias, com foco na formalização e comercialização. O evento será realizado nesta quinta-feira, 21, na sede da Fundaluz, em Pinhal.

Na ocasião, serão apresentados os resultados e avaliados os investimentos realizados na cadeia das agroindústrias, bem como sua importância para o desenvolvimento regional, considerando o envolvimento de todos os atores sociais e entidades de atuação regional para sua organização. Serão discutidos temas centrais ligados à formalização e à comercialização, como modelos consolidados de apoio e novas estratégias de inovação. O evento contará com a participação de todos os setores envolvidos de cada município ou na área de atuação ligados aos projetos e programas para as agroindústrias.

O Seminário iniciará às 8h30, com café e credenciamento. Às 9h30 está prevista a abertura e às 10h o primeiro painel será apresentado. Resgate do processo histórico das agroindústrias (de onde viemos/para onde estamos indo) será o assunto abordado pelo professor da Universidade Regional Integrada (URI), Gelson Pelegrini. Às 11h inicia a apresentação do diagnóstico da realidade atual das agroindústrias nos municípios dos Coredes Rio da Várzea e Médio Alto Uruguai. O tema será exposto pelo gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, que também falará da importância das cadeias curtas para o setor.

À tarde, a programação retorna com os painéis e mesas temáticas, que funcionarão no modelo de dia de campo e word café. Para cada mesa haverá um mediador, um facilitador e um relator, conhecedores da temática. O tempo destinado para cada mesa será de 30 minutos e todos os participantes terão a oportunidade de participar nas quatro mesas.

Os assuntos destaques da primeira mesa serão as questões ambientais, sanitárias, os serviços de inspeção e a equivalência para os produtos de origem animal. A mesa dois também tratará das questões ambientais e sanitárias, mas envolvendo os produtos de origem vegetal, além dos serviços e registros na vigilância sanitária. A terceira mesa terá como foco tributação e mercado (mercado institucional, convencional, feiras, vendas diretas, e-commerce, entre outros). A última mesa destacará os serviços de gestão e inovação disponíveis no Arranjo Produtivo Local (APL) Agroindústrias, como extensão, capacitação, fomento, financiamento, tecnologias e outras. Um quadro-síntese de cada tema será apresentado pelos relatores às 15h e, na sequência, serão realizados os encaminhamentos e o encerramento do evento.

O Seminário Regional de Agroindústrias conta com o apoio da Cotrifred, Sicredi, Codemau, Sebrae, Creluz, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Coopraff, Corede Rio da Várzea, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Instituto Federal Farroupilha (IFF-FW), Universidade Regional Integrada (URI) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Fonte: Folha do Noroeste

COMENTÁRIOS