A Polícia Civil investiga um golpe aplicado em pelo menos 50 clientes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Equatorial na Região Metropolitana de Porto Alegre. Eles alegam que pagaram a conta, mas os pagamentos não foram registrados pela empresa. A suspeita da polícia é que bandidos criaram um site falso para enganar os clientes que buscavam o site da concessionária para acessar a segunda via da fatura.
A CEEE Equatorial disse que é vítima da situação e que estava alertando os consumidores sobre o golpe através das redes sociais desde o início de outubro.
Os primeiros registros do golpe foram feitos no início de outubro. A diarista Michele Bassorici foi uma das vítimas. Ela procurou o site da CEEE Equatorial na internet e, ao clicar no primeiro link disponível, não percebeu que o site era falso e pagou o valor integral da conta.
“Era igual! Eu coloquei todos os meus dados ali e apareceu tudo, todos os meus dados. Veio a opção do pagamento por QR code e eu nem suspeitei. Só vi que era golpe quando cortaram a minha luz”, relata.
Outras vítimas relataram a mesma situação. Ao entrarem no site falso e inserirem login e senha, os clientes se deparavam com uma tela em que constavam todas as informações sobre a conta, como CPF, unidade consumidora e endereço. Para ter acesso ao valor em aberto a ser pago, o cliente clicava na opção “gerar pagamento pix”. A empresa diz que não recebe pagamentos por pix.
A Polícia Civil afirmou que um site utilizado pelos bandidos para aplicar o golpe já foi retirado do ar, mas não descarta que outros possam ser criados. Agora, as investigações se concentram na busca pelos criminosos que criaram o site e enganaram as vítimas.
“Todo crime de internet deixa algum tipo de rastro. Seja o endereço ou a conta para onde os valores estão entrando durante os pagamentos. É isso que vamos investigar daqui para frente”, explica o delegado André Lobo Anicet, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Dezenas de vítimas manifestaram a situação através das redes sociais da concessionária. Uma delas foi a assistente financeira Kellen Campanel, que pagou a conta de luz e só percebeu que havia caído em um golpe quinze dias depois. Indignada com a situação, ela criou um grupo no WhatsApp e afirma que pretende processar a CEEE.
“Eu tive que pagar de novo a conta. O que mais me preocupa é saber como nossos dados estão tão expostos. Vamos entrar com uma ação coletiva contra a companhia”, diz.
A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) notificou a CEEE Equatorial e deu dez dias para a empresa prestar mais esclarecimentos sobre os golpes. Ainda segundo o órgão regulador, a CEEE não formalizou nenhuma comunicação à Agergs relatando o problema. A Agergs também destacou que a concessionária deve apresentar, nos próximos dias, as providências tomadas para evitar casos de fraude.
Fonte: Máxima com informações do site G1;
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