A falta de insumos, atrasos nos fretes, bloqueios de contêineres, lookdowns e demais restrições da pandemia, acabaram por gerar uma crise no setor automobilístico. Diversas montadoras produziram menos carros e gastaram mais dinheiro para fazer isso.
A alta constante no preço dos carros novos provoca impacto direto também nos seminovos, que acompanham o reajuste. Esses fatores fizeram com que diversos modelos tivessem seus valores absolutos maiores que a tabela dos zero-quilômetro.
Para aqueles que não podem entrar nas filas de espera dos veículos novos, cabe recorrer à compra dos usados, pagando valores maiores à Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) pela escassez. Segundo a Fipe, o valor do carro zero quilômetro no Brasil subiu em média 25% de outubro de 2020 a setembro deste ano. Entre os usados a valorização foi ainda maior, cerca de 30%.
Além desta alta, o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), tributo anual obrigatório que é arrecadado pelos estados brasileiros, também deverá aumentar em 2022. A taxa é cobrada sobre o valor venal do veículo, calculado sobre a tabela com base no mês de setembro do ano anterior.
Imposto cobrado sobre o valor venal do veículo, por estado:
Acre – 2% |
Alagoas – 3% |
Amazonas – 3% |
Amapá – 3% |
Bahia – 2,5% |
Ceará – 2,5% |
Distrito Federal – 3,5% |
Espírito Santo – 2% |
Goiás- 3,75% – |
Maranhão – 2,5% |
Minas Gerais – 4% |
Mato Grosso – 3% |
Mato Grosso do Sul – 3,5% |
Pará – 2,5% |
Paraíba – 2,5% |
Paraná – 3,5% |
Pernambuco – 3% |
Piauí – 2,5% |
Rio de Janeiro – 4% |
Rio Grande do Norte – 3% |
Rio Grande do Sul – 3% |
Rondônia – 2% |
Roraima – 3% |
Santa Catarina – 2% |
Sergipe – 2,5% |
São Paulo – 4% |
Tocantins – 2% |
Fonte: Auto Esporte – Globo;
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