Inicia na sexta-feira (26/08) a propaganda eleitoral no rádio e na televisão em todo o Brasil. A divulgação por outras plataformas – inclusive pela internet – começou na terça (16/08).
Além dos blocos de propaganda – que somam 25 minutos diários de programação – os partidos têm direito a inserções publicitárias espalhadas pela programação das emissoras de rádio e TV, no total de 1h10m por dia.
As inserções têm duração mais curta, entre 30 e 60 segundos cada, e vão ser veiculadas das cinco da manhã à meia-noite.
As cotas de divulgação serão divididas igualmente entre as candidaturas majoritárias e proporcionais, distribuídas em três blocos de audiência – manhã, tarde e noite – para alcançar públicos diferentes, sendo proibida a exibição em sequência de duas inserções de um mesmo partido.
As emissoras de rádio (inclusive as comunitárias) e as emissoras de televisão que transmitem em VHF e UHF, também precisam exibir a propaganda eleitoral. Já as emissoras de rádio e tevê que não tiverem condições de captar o sinal, precisam retransmitir o programa veiculado por outra emissora, assim como acontece em relação à Voz do Brasil e aos pronunciamentos oficiais em rede nacional.
Para a geração da propaganda eleitoral gratuita, as rádios e tevês vão formar um grupo único, o chamado “pool de emissoras”, para transmitir ao mesmo tempo.
De acordo com o calendário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a propaganda será realizada até 29 de setembro, três dias antes do primeiro turno.
Fonte: Agência Brasil; R7;
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