Porto Alegre (RS) – A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul já está com projetos avançados na área de Inteligência Artificial (IA) visando reduzir a carga de trabalho de defensores e servidores e, ao mesmo tempo, proporcionar mais celeridade nos atendimentos e nos andamentos dos processos.
A instituição acaba de adotar o Serpro Multicloud, uma plataforma de cloud computing voltada para facilitar a gestão e a integração de diferentes serviços de nuvem, incluindo armazenamento de dados, processamento, aplicações de inteligência artificial (IA), entre outros.
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul é a primeira Defensoria do país que já iniciou o processo de implantação do uso da Inteligência Artificial nos processos e nos fluxos de trabalho.
O objetivo é otimizar o acesso a medicamentos essenciais, especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto envolve a utilização de algoritmos sofisticados para a análise ágil de documentos processuais e a geração de petições precisas, garantindo que os direitos à saúde sejam deferidos pelo Poder Judiciário com eficiência e rapidez.
“Este é o primeiro projeto em todo o país que integra Inteligência Artificial nas atividades das Defensorias Públicas. E demonstra como a inovação, aliada à missão social dessas instituições, pode atuar de forma eficaz para satisfazer as demandas da população do Rio Grande do Sul”, comentou o defensor público-assessor Institucional e Presidente da Comissão de Melhorias do Portal, Marcelo Martins Piton.
Para suportar esse sistema, faz-se necessária uma infraestrutura tecnológica dotada de computadores equipados com GPUs, essenciais para processar grandes volumes de dados e executar esses algoritmos complexos. Com a parceria com a Serpro MultiCloud, a Defensoria vai poder acessar máquinas virtuais adequadas para a função e para as necessidades do projeto.
“A introdução da Inteligência Artificial na Defensoria Pública também traz como benefício a redução da carga de trabalho dos seus defensores e servidores, melhorando a qualidade do serviço público prestado à população do Rio Grande do Sul. Ao adotar essas tecnologias, estamos reafirmando nosso compromisso com a excelência na prestação de serviços à população do Rio Grande do Sul”, ressaltou Marcelo Piton.
Fonte: DPE/RS
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